Fundo Humanitário da ONU concede $ cinco milhões a Moçambique vítima de cheias

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA)   - O Fundo Humanitário de Urgência das Nações Unidas entregará cinco milhões de dólares americanos de ajuda de emergência a Moçambique para a assistência de centenas de milhares de pessoas afetadas pelas recentes inundações no país.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) indicou, num comunicado divulgado terça-feira em Nova Iorque, que o Governo moçambicano e seus parceiros já desembolsaram 10 milhões de dólares para enfrentar a situação de emergência.

"Todavia, visto a amplitude da catástrofe, são precisos mais recursos para os que perderam tudo nas inundações", sublinhou.

O comunicado revelou que o Programa Alimentar Mundial (PAM) vai receber dois milhões e 300 mil dólares, enquanto mais de um milhão de dólares serão alocados respetivamente ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e à Organização Internacional para as Migrações (OIM).

De facto, fortes chuvas, que se abateram sobre Moçambique, em janeiro último, provocaram inundações maciças no sul do país, matando 105 pessoas e causando o deslocamento de cerca de 150 mil outras.

Centenas de casas, bem como superfícies de culturas e infraestruturas, foram gravamente prejudicadas, indica-se.

-0- PANA AA/VAO/LSA/TBM/CJB/DD       13fev2013

13 Fevereiro 2013 17:34:42


xhtml CSS