Agência Panafricana de Notícias

Fundação Pax Africana contra estigmatização e ostracismo de países vítimas de Ébola

Lomé, Togo (PANA) – A Fundação Pax Africana (FPA), administrada pelo ex-Secretário-Geral da Organização de Unidade Africana (OUA), o Togolês Edem Kodjo, denunciou a estigmatização de que são vítimas os países afetados pela febre Ébola e o ostracismo de que são objeto sobretudo em África.

Num comunicado transmitido quarta-feira à PANA em Lomé, a FPA refere que o ressurgimento deste vírus em países frágeis como a Libéria, a Serra Leoa e a Guiné-Conakry revela-se dia a dia uma ameaça para a saúde pública regional.

Por outro lado, indicou, manifesta-se como um grave perigo para a economia regional e internacional, tendo em conta fluxos financeiros produzidos nesta parte do continente.

O quadro deste cenário é ensombrado pela decisão unilateral tomada por várias companhias aéreas de suspender os seus voos para os países afetados pela epidemia de Ébola, lamentou

A Fundação constata que « esta medida comercial prejudica há várias semanas o abastecimento de produtos e materiais médicos, ou ainda qualquer outra assistência visando deter a propagação da epidemia de Ébola nos Estados mais duramente afetados ».

A Pax Africana, que qualifica estas medidas de deslocadas e não produtivas, denuncia um "ostracismo sem nome, orquestrado em redor destes países vítimas de Ébola e que vai finalmente lesar o tecido social destes Estados ».

A Fundação apela para o fim desta estigmatização dos países africanos na imprensa internacional.

Para a Pax Africana, um melhor controlo sanitário rigoroso e coordenador dos pontos de passagem entre as diferentes alfândegas na África Ocidental é o melhor e mais prático remédio contra a propagação de Ébola nesta zona geográfica do continente africano.

Revelada oficialmente em março passado na Guiné-Conakry, a febre do vírus de Ébola atingiu a Libéria, a Serra Leoa e a Nigéria, matando mais de duas mil pessoas no continente africano.

A Pax Africana, criada em julho de 2010, é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para a paz e o desenvolvimento em África através de ações de construção da unidade do continente.

-0- PANA FAA/JSG/MAR/IZ 11set2014