Fundação Gates concede $ 1,5 milhão à Rede Africana de Biossegurança

Lagos, Nigéria (PANA) – A Fundação Bill & Melinda Gates concedeu uma subvenção de um milhão 500 mil dólares americanos à Agência de Planificação e Coordenação da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) para apoiar as obras em curso da Rede Africana de Perícia em Biossegurança (ABNE), indica um comunicado da NEPAD transmitido à PANA em Lagos.

« Na sequência da submissão duma proposta à Fundação Gates para novos financiamentos a fim de reforçar o apoio aos organismos de regulamentação africanos dotando-os de mais pessoal e também para se alinhar nas políticas de remuneração da União Africana (UA), a Fundação aprovou a soma de um milhão 489 mil 98 dólares americanos para a ABNE », de acordo com esta nota.

Este último suplemento de subvenção eleva a soma total concedida pela Fundação no quadro da Fase II para 11 milhões 929 mil 537 dólares americanos, numa prestação que será acessível a partir de janeiro de 2012.

« Este suplemento de subvenção é necessário para fazer face aos défices orçamentais imprevistos na realização das atividades dos programas previstos na proposta de subvenção inicial. Estes fundos vão igualmente cobrir as alocações orçamentais para as atividades da ABNE já sobrecarregadas por um aumento constante da procura de serviços de biossegurança no continente », explica a nota.

Com esta subvenção, a ABNE estará igualmente em condições de alcançar os objetivos fixados no quadro da proposta de subvenção inicial.

O objetivo global da ABNE, uma iniciativa à escala continental instalada em Ouagadougou, no Burkina Faso, é assistir os países africanos nos seus esforços para instalar sistemas de biossegurança funcionais para uma aplicação sustentável e segura da biotecnologia agrícola.

Este objetivo deverá ser atingido fornecendo aos reguladores africanos informações científicas sobre a biossegurança, concedendo-lhes uma assistência técnica e em matéria de formação e de educação e instalando programas de reforço das capacidades de biossegurança.

-0- PANA SB/SEG/FJG/JSG/FK/IZ 29set2011

29 Setembro 2011 14:28:13


xhtml CSS