Agência Panafricana de Notícias

Funcionário da CICV morre baleado na região sudanesa de Darfur

Cartum, Sudão (PANA) - Um membro do pessoal do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) foi morto, quinta-feira, em Darfur (oeste do Sudão), elevando para dois o número de membros desta entidade falecidos no Sudão este ano.

A organização declarou num comunicado divulgado quinta-feira em Cartum que a vítima, Najmaddin Salih Musa Bishara, um cidadão sudanês, armazenista, foi morto em Al Fasher, em Darfur Norte, atingido por uma bala perdida, numa altura em que regressava do seu trabalho a bordo dum veículo privado.

"Estamos profundamente entristecidos pela morte do nosso colega Najmaddin Salih Musa Bishara", indica Jean-Christophe Sandoz, chefe da missão do CICV no Sudão, frisando contudo que "as circunstâncias exatas ficam confusas e estamos em contacto com a Polícia que está a inquirir sobre o caso".

No Sudão, os membros do pessoal do CICV fornecem uma ajuda humanitária vital às pessoas afetadas por conflitos armados.

É pela segunda vez, em um pouco mais de um mês, que uma pessoa empregada pelo CICV e pelo movimento do Crescente Vermelho, morreu no Sudão, após um voluntário da Empresa do Crescente Vermelho ter falecido a 16 de fevereiro na explosão duma mina em Kordofan-Sul.

-0 - PANA MO/SEG/AKA/SSB/MAR/DD 21março2014