Francofonia saúda papel de média nas democracias contemporâneas

Dakar, Senegal (PANA) – O secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF) , Abdou Diouf, saudou, na sua mensagem por ocasião do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa celebrado terça-feira, o papel central dos média nas democracias contemporâneas.

Num comunicado de imprensa da OIF transmitido quarta-feira à noite à PANA, Diouf sublinha que « os movimentos democráticos atuais deverão conduzir-nos a interrogarmo-nos ainda mais sobre o papel dos jornalistas nas democracias contemporâneas. Estes movimentos deverão igualmente levar-nos a refletir sobre o alcance real dos novos média e redes sociais ».

Dando conta do seu pensamento particular "para estes jornalistas que, em todo lado no mundo e particularmente durante a primavera árabe contribuíram, às vezes em perigo das suas vidas, para acelerar a democratização das suas sociedades", Diouf defendeu a absoluta necessidade, para estes novos sistemas de transmissão da informação, da longa aprendizagem das regras éticas e deontológicas do jornalismo.

Segundo o comunicado, a OIF vai realizar, em parceria com o Conselho da Europa, um Colóquio sobre a « Liberdade de Expressão à Prova das Evoluções Democráticas nos Países da Europa Central e Oriental », em Sófia, na Bulgária, de 30 e 31 de maio corrente.

Abdou Diouf, antigo chefe de Estado senegalês, explicou, que durante este evento, papel atual dos média nos países árabes será analizado à luza das mudanças políticas que ocorreram há mais de duas décadas nos países da Europa Oriental.

Vários representantes dos média dos países francófonos do mundo árabe participarão nesta reunião, refere a nota.

-0- PANA SIL/TBM/SOC/MAR/IZ 05maio2011

05 Maio 2011 12:20:47




xhtml CSS