Agência Panafricana de Notícias

Francofonia exige respeito da liberdade de imprensa

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Por ocasião do dia mundial da liberdade de imprensa celebrada cada ano a 3 de maio, a secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Michaelle Jean, lançou um apelo solene para o fim fas penas privativas de liberdade aos jornalistas no exercício da sua profissão, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado chegado à PANA, em Bruxelas, a chefe da OIF denuncia que « os jornalistas são ameaçados, vítimas de violência" e que numerosos países sancionam ainda pesadamente por penas privativas de liberdade "reportagens, editoriais qualificados de delitos de imprensa".

Também na sua qualidade de antiga jornalista, Michaelle Jean lança um apelo para o fim « destas práticas contraproducentes para a vida democrática".

Além disso, a secretária-geral da OIF exorta todos os atores do espaço francófono « a encetar um debate de fundo para garantir a liberdade da imprensa, a pluralidade de imprensa e a livre circulação da informação, ideias e opiniões ».

Durante a cimeira da francofonia de Kinshasa, em 2012, e de Dakar em 2014, os chefes de Estado e de Governo da OIF decidiram velar pelo respeito da liberdade de imprensa, garantir as condições de exercício desta liberdade ligada a uma verdadeira proteção dos jornalistas e dos profissionais da imprensa no exercício da sua profissão.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 3maio2016