Francofonia discute programa quadrienal em Madagáscar

Antananarivo- Madagáscar (PANA) -- A Organização Internacional da Francofonia (OIF) iniciou segunda-feira em Antananarivo a examinar o seu programa de cooperação multilateral para os próximos quatro anos, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com o porta-voz da Francofonia, Hugo Sadam, o programa quadrienal deverá ser orientado para a diversidade cultural e linguística, a democracia e os direitos humanos, a educação e a pesquisa assim como a solidariedade e o desenvolvimento sustentável.
"A cimeira dos chefes de Estado francófonos realizada em Ouagadougou (Burkina Kaso) decidiu que passássemos de uma programação bienal para uma quadrienal.
É nesta iniciativa que se inscrevem as discussões lançadas esta manhã em Antananarivo", precisou o responsável francófono à PANA.
Segundo ele, a programação quadrienal a ser decidida em Antananarivo não poderá ser separada da reforma institucional pois, explicou, a associação da reforma ao programa foi decidida desde o início com vista a uma melhor eficácia e uma maior coerência desta iniciativa.
Indicou, por outro lado, que o projecto do programa quadrienal será submetido à Conferência Ministerial da Francofonia a decorrer de 22 a 23 de Novembro corrente na capital malgaxe na presença do secretário-geral da OIF, o senegalês Abdou Diouf.

21 Novembro 2005 22:22:00




xhtml CSS