Francofonia condena violências na RCA

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Michaelle Jean, condenou "com a maior firmeza" as violências ocorridas nestes últimos dias na República Centroafricana (RCA), que causaram a morte de várias pessoas e visaram representações de Organizações não Governamentais (ONG) em Bangui, a capital.

Num comunicado transmitido à PANA em Bruxelas, a OIF qualificou estes atos de "inadmissíveis" num contexto marcado pela preparação ds eleições de saída de crise.

Michaelle Jean escreveu que "em meu nome próprio e em nome da comunidade francófona apresento às famílias das vítimas e a todo o povo centroafricano as nossas sinceras condolências".

Ela disse que visar organizações humanitárias que estão na República Centroafricana para contribuir para aliviar os sofrimentos das populações vítimas da crise é um ato intolerável.

Depois de apelar às partes para a contenção e privilegiar o diálogo e a busca do consenso, Michaelle Jean lembrou que os autores das violações dos direitos humanos devem ser identificados e julgados pelos tribunais competentes.

A secretária-geral da OIF sublinha o engajamento da Francofonia a favor da luta contra a impunidade, em particular através do apoio para a instauração rápida do tribunal penal especial.

-0- PANA AK/IS/MAR/TON 30set2015

30 Setembro 2015 15:35:58




xhtml CSS