Francofonia condena ataque contra hotel na cidade maliana de Sévaré

Bamako, Mali (PANA) - A secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Michaelle Jean, condenou o  ataque  perpetrado, sexta-feira, 07, contra o hotel Byblos na cidade de Sévaré, perto de Mopti (Mali), fazendo 13 mortos dos quais cinco membros da MINUSMA, quatro assaltantes e quatro soldados malianos.

Numa declaração transmitida à PANA, terça-feira, Michaelle Jean considera que "este ataque cobarde e odioso ilustra mais uma vez a determinação das forças do mal na sua tentativa de enfraquecer o recente acordo de paz no Mali".

"Enquanto o país enfrenta uma série de ataques mortíferos há uma semana, exprimo ao povo maliano, o apoio inteiro da comunidade francófona no combate contra o terror", declarou Michaelle Jean.

Na nota, a secretária-geral da OIF apresenta a suas condolências às famílias, aos próximos das vítimas bem como às autoridades malianas.

Os chefes de Estado e de Governo que têm em comum o uso do francês reunidos em Dakar, de 29 e 30 de novembro de 2014, adotaram uma resolução que condena o terrorismo sob todas as suas formas e em todas as suas manifestações.

Michaelle Jean assistiu, a 15 de maio ultimo, em Bamako, à assinatura do acordo de paz e reconciliação do Mali entre o Governo maliano, alguns grupos armados do norte Mali e a mediação internacional liderada pela Argélia.

-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 18ago2015

18 august 2015 20:17:59




xhtml CSS