Agência Panafricana de Notícias

Francofonia celebra dia mundial da liberdade da imprensa

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Apenas os jornalistas livres informam o público de maneira objetiva, afirmou a secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Michaelle Jean, num comunicado transmitido domingo à PANA em Bruxelas por ocasião do dia mundial da liberdade da imprensa.

"Enquanto celebramos o dia mundial da liberdade da imprensa, alguns meses apenas depois do atentado contra Charlie Hebdo, é importante lembrar que numa democracia apnas os jornalistas livres, profissionais, trabalhando com segurança podem exercer a sua profissão e informar o público de maneira objetiva", declara Michaelle Jean neste comunicado.

A secretária-geral da OIF nota, com preocupações, "um recuo nítido" da liberdade da imprensa nalgumas partes do mundo e no espaço francófono onde decorrem em 2015 e 2016 eleições presidenciais e onde os jornalistas encontram cada vez mais dificuldades de exercer livremente a sua profissão.

"A imprensa permanece geralmente muito entravada durante as consultas eleitorais", afirmou, lembrando que eleições democráticas não se limitam unicamente à votação, mas depende em grande parte das informações de que dispõem os eleitores em todas as questões ligadas ao processo e as programas propostos pelos diferentes candidatos. "Só uma imprensa livre pode plenamente assegurar esta responsabilidade", acrescentou.

-0- PANA AK/BEH/MAR/TON 03 maio 2015