França saúda lançamento de missão militar europeia na República Centroafricana

Paris, França (PANA) - França saudou terça-feira a decisão da União Europeia de lançar a Missão Militar Europeia de Conselho (Euman RCA) aprovado pelos chefes da diplomacia europeia durante o Conselho dos Negócios Estrangeiros decorrido segunda-feira em Bruxelas.

A Euman RCA sucede à Força Operacional Europeia na República Centroafricana (EUFOR RCA), terminada a 15 de março corrente depois de ter garantido, durante perto de um ano, a proteção do aeroporto de Bangui (cidade capital) e das terceira e quinta comunas desta urbe, em estreita cooperação com a Missão internacional de apoio à República Centroafricana (MISCA), soube-se de diplomática em Paris.

A MISCA sucedeu à Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centroafricana (MINUSCA) e à operação francesa Sangaris que a apoia.

"O engajamento da União Europeia para o reforço da capacidade dos Centroafricanos, a fim de garantirem a estabilidade do seu território, vai durar e adaptar-se à evolução da situação no terreno", indicou o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.

O Conselho Europeu lançou a EUMAN RCA, criada a 19 de janeiro de 2015 com a tarefa de apoiar as autoridades locais no quadro da preparação duma reforma do setor de segurança relativamente às Forças Armadas da República Centroafricana.

Paralelamente, aconselhará as autoridades militares centroafricanas sobre reformas necessárias a fim de transformarem as forças armadas do país num Exército profissional, representativo, no plano étnico, e submisso a um controlo democrático.

Ajudará igualmente a MINUSCA a cumprir bem o seu mandato no domínio da reforma do setor de segurança e dos processos de inquérito.

A EUMAM RCA, que terá a sua sede em Bangui sob a direção do brigadeiro Dominique Laugel, de nacionalidade francesa, contará no máximo 60 pessoas com um custo de operação estimado em sete milhões e 900 mil euros para um período de 12 meses.

-0- PANA BM/BEH/MAR/DD 17março2015

18 Março 2015 09:42:34




xhtml CSS