França prepara projeto de resolução sobre RCA na ONU

Paris, França (PANA) - França trabalha, em colaboração com os seus parceiros africanos, num projeto de resolução a submeter ao Conselho de Segurança para apoiar os esfoços de estabilização e reforçar a ação das Nações Unidas na República Centro Africana (RCA), declarou quarta-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Phillipe Lalliot.

Falando durante um briefing com a imprensa, Phillipe Lalliot lembrou o apoio total do seu país à Missão Internacional de Apoio à República Centro Africana (MICA) encarregue, sob a égide da União Africana, de fazer face à degradação da situação de segurança no país e pôr termo às exações dos grupos armados contra os civis.

"França renova o seu apoio a esta missão. Ela saúda as iniciativas dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e da União Africana (UA) para alcançar uma saída de crise duradoura na RCA. Como a União Europeia, França reforçou a sua assistência no domínio humanitário", frisou.

O porta-voz do Quai d'Orsay exprimiu o desejo do seu país de ver o projeto de resolução sobre a República Centro Africana submetido ao Conselho de Segurança em Nova Iorque nas próximas semanas.

Mais de 500 soldados franceses estão presentes na República Centro Africana, oficialmente, para garantir a segurança dos cidadãos franceses e proceder, se necessário, à sua evacuação.

Estes elementos do destacamento "Boali" controlam o aeroporto de Bangui e garantem a segurança da Embaixada de França na capital centroafricana.

-0- PANA SEI/SSB /IBA/MAR/TON  28agosto20013

28 Agosto 2013 20:38:20




xhtml CSS