Agência Panafricana de Notícias

França preocupada com situação política em Madagáscar

Paris- França (PANA) -- O ministério francês dos Negócios Estrangeiros manifestou, terça-feira, a sua "viva preocupação" a respeito da situação política em Madagáscar, apelando assim à unidade nacional e à moderação retenção.
"A França está muito preocupada com os actos de violência que começaram na segunda-feira, 26 de Janeiro, em Madagáscar.
Lamenta as vítimas, condena os actos de pilhagem e deseja um regresso rápido à paz e à ordem pública", disse Frédéric Desagneaux, porta-voz do ministério francês dos Negócios Estrangeiros.
Vários milhares de partidários do presidente do município de Antananarivo, a capital do país, Andry Rajoelina, regruparam-se segunda-feira nesta cidade para denunciar "a ditadura" do Presidente malgaze, Marc Ravalomanana, mas um dos manifestantes foi morto à margem deste evento que degenerou num motim.
"A França considera imperativo que a legalidade e a ordem constitucional sejam respeitadas, apela à unidade nacional e incentiva todas as partes à moderação e ao diálogo, para encontrarem uma saída pacífica e duradoura para a crise actual", acrescentou Desagneaux durante um briefing.
Num comunicado divulgado segunda-feira noite, o secretário de Estado francês para a Cooperação e Francofonia, Alain Joyandet, manifestou o desejo de um encontro entre o Presidente Ravalomanana e o seu rival, Ny Hasina Andriamanjato.
"Houve mobilização tanto no local como em Paris (capital francesa) para que este encontro tivesse lugar sem mais tardar", indicou o porta-voz do Quai d'Orsay (ministério francês dos Negócios Estrangeiros), frisando, por outro lado, que cerca de 25 mil Franceses vivem nesta maior ilha do Oceano Índico.