França pede julgamento de autores de abusos contra civis na RCA

Paris, França (PANA) - França defende a restauração da segurança na República Centro Africana (RCA) e exorta as autoridades de transição a fazer tudo para assegurar o processamento judicial dos autores de abusos contra civis, declarou o porta-voz adjunto do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Vincent Floreani.

Falando durante uma conferência de imprensa, sexta-feira em Paris, Vincent Floreani disse que o seu país apoia plenamente a Missão Internacional de Apoio à RCA (MISCA) sob liderança africana nos seus esforços para proteger a população civil.

"França também saúda as iniciativas da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e da União Africana (UA) para alcançar uma solução duradoura da crise na República Centro Africana. Em conjunto com os nossos parceiros africanos, estamos a trabalhar com os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas num projecto de resolução para apoiar o trabalho da União Africana e da MISCA ", afirmou o porta-voz adjunto do Quai d'Orsay.

Vários meses depois de tomar o poder na RCA, a coligação rebelde "Séléka" tem dificuldades em restaurar a segurança em Bangui, a capital, e nas principais cidades do país confrontadas com as ações de grupos armados descontrolados.

A União Africana decidiu ajudar o país a lidar com a situação, enviando um contingente de cerca de 3.500 homens, enquanto o Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou, a 14 de agosto, à comunidade internacional para se envolver mais na resolução da crise na RCA.

-0- PANA SEI/TBM/SOC/TON 30agosto2013

31 Agosto 2013 09:50:27




xhtml CSS