Agência Panafricana de Notícias

França pede à Líbia para tratar migrantes com dignidade

Paris, França (PANA) - A Frabça apelou às autoridades líbias para tratarem os migrantes por forma a preservar a sua dignidade, declarou o porta-voz do ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Romain Nadal.

De acordo com o diplomata francês, este apelo da França deve-se a uma condenação, pelo alto comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, das condições horríveis em vivem estes em centros de retenção na Líbia.

Nadal frisou que o tratamento dos migrantes com dignidade representa uma prioridade para o respeito pelos direitos humanos e a luta contra o crime organizado na Líbia.

O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados qualificou de "horríveis" estas condições de vida dos pedintes de asilo na Líbia nos centros de retenção, exigindo a sua libertação.

Grandi efetuou uma visita improvisada de algumas horas à Líbia, a sua primeira desde a sua nomeação à frente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em 2016.

A líbia está confrontado continuamente à anarquia desde o derrube, em agosto de 2011, do então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder absoluto.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/DD 23maio2017