França oferece bolsas a 15 estudantes malianos

Bamako, Mali (PANA) – Quinze estudantes, dos quais cinco raparigas, foram escolhidos para continuar os seus estudos em França no quadro do programa de bolsas de excelência oferecidas anualmente ao Mali pelo Governo francês, soube a PANA quarta-feira de fonte oficial em Bamako.

O primeiro grupo dos beneficiários da 15ª sessão das bolsas de excelência deixou Bamako, segunda-feira última, para França a fim de continuar os seus estudos nas Universidades de Grenoble e de Valence nos setores científicos e económicos.

Segundo uma fonte segura, dois outros grupos vão juntar-se a eles esta quarta-feira e na próxima sexta-feira.

Os bolseiros deverão formar-se nas áreas de energia, economia e ambiente mineiro, engenharia, geo-recurso hídrico, teledeteção, cartografia, manutenção industrial e sistema de modelização para a valorização das águas de superfície.

As bolsas de excelência inscrevem-se no quadro do projeto «300 jovens quadros para o Mali» lançado pelo Governo do ex-Presidente maliano, Alpha Oumar Konaré, em 1999.

Os novos bolseiros foram recebidos, sábado último, pelo ministro maliano do Ensino Superior e Pesquisa Científica, Mountaga Tall, na presença do adido de Cooperação Educativa na Embaixada de França no Mali, Alain Credeville.

-0- PANA GT/IS/IBA/FK/TON  03set2014

03 Setembro 2014 18:18:24


xhtml CSS