França oferece 150 toneladas de alimentos para crianças malianas desnutridas

Bamako, Mali (PANA) – França vai financiar 800 mil euros para o Programa Alimentar Mundial (PAM)
mobilizar mais de 150 toneladas de produtos alimentares de alto valor nutritivo para assistir 28 mil 440 crianças malianas que sofrem de "desnutrição aguda moderada", soube a PANA na capital maliana.

O protocolo de acordo para este financiamento foi assinado segunda-feira, em Bamako, pelo embaixador de França no Mali, Gilles Huberson, e pela representante local do PAM, Silvia Caruso,
na presença do ministro maliano da Solidariedade a Ação Humanitária, Hamadoun Konaté.

O acordo visa adquirir produtos alimentares « Plumpy  Sup » para a assistir crianças desnutridas dos seis meses aos cinco anos de idade, precisou fonte oficial.

As atividades de distribuição dos produtos nutritivos serão acompanhadas de mensagens chaves relativas às práticas nutricionais essenciais dirigidas às mães.

A desnutrição constitui um dos maiores problemas de saúde no Mali.  Ela afeta uma criança em três e tem consequências graves e duradouras para as crianças atingidas.

O programa financiado por França beneficiará a todo o país. Um acento particular será colocado nas províncias do norte onde a insegurança e a disfunção dos mercados impedem as famílias de ter acesso a uma alimentação suficiente.

As intervenções serão executadas no seio dos centros de saúde comunitária pelos seus agentes, no quadro do Programa de Desenvolvimento Sanitário e Social (PRODESS).

Desde 2012, ano da crise sem precedentes no Mali, a ajuda alimentar fornecida por França elevou-se para cinco  biliões e 700 milhões de francos CFA (oito milhões e 700 mil euros).

-0- PANA GT/IS/FK/IZ 13julho2016

13 july 2016 08:32:19




xhtml CSS