França na conferência Ministerial Africana sobre o Ambiente no Egito

Paris, França (PANA) – A secretária de Estado francesa para o Desenvolvimento e Francofonia, Annick Giradin, participa na Conferência Ministerial Africana sobre o Ambiente que decorre desde quarta-feira até esta quinta-feira, no Cairo (Egito).

Annick Giradin deve subinhar, em conformidade com o apelo de Manila lançado pelo Presidente francês e pelo seu homólogo filipino, a 26 de fevereiro último, a necessidade de agir  de forma eficaz na solidariedade e na justiça, indica um comunicado do seu gabinete.

Durante a sua viagem às Filipinas, antes do início da Conferência sobre o Clima que se realizará em dezembro próximo, em Paris (França), François Hollande lembrou a importância de ultrapassar as oposições entre países ricos e países frágeis  e entre gerações, a fim de preparar o futuro e estar à altura do desafio climático.

É assim que, precisa o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros,  o acordo esperado em dezembro próximo, em Paris, deverá responder às expetativas de todos os países, nomeadamente os mais vulneráveis.

O documento deverá facilitar uma redução das emissões compatíveis com o objetivo dos dois graus Celsius, e igualmente permitir aos países adaptar-se aos efeitos das mudanças climáticas, nomeadamente por financiamentos apropriados.

"África é o continente que menos contribuiu para as emissões de gás com efeito de estufa, mas é também um dos que mais sofrem as consequências, nomeadamente em termos de desertificação, subida das águas ou de desflorestação”, sublinha o gabinete da secretária de Estado para o Desenvolvimento e Francofonia.

Por outro lado, durante a sua estada na capital egípcia, Annick Giradin deve avistar-se igualmente com os ministros egípcios do Ambiente e da Cooperação e debaterá,  com estudantes francófonos, sobre os desafios do desenvolvimento e das mudanças climáticas.

-0- PANA BM/IS/IBA/FK/IZ 05março2015

05 Março 2015 20:40:09


xhtml CSS