França homenageia cantora camaronesa Anne Marie Nzié

Paris, França (PANA) – O Ministério francês dos Negócios Estrangeiros saudou quinta-feira a memória da música camaronesa, Anne-Marie Nzie, falecida na noite de 24 a 25 de maio corrente no Hospital Central de Yaoundé vítima de doença.

"Durante a sua carreira marcada pela colaboração com figuras da canção francesa, a voz de ouro dos Camarões celebrou a cultura do seu país e fez brilhar a Francofonia. Deixa aos seus admiradores, no mundo inteiro, um património musical rico", indicou um comunicado do Quai de Orsay (Ministério dos Negócios Estrangeiros) divulgado quinta-feira última.

Anne-Marie Nzié, nascida em 1932 no sul dos Camarões, denominada "A Voz de Ouro dos Camarões”, é considerada como a "rainha mãe" de Bikutsi e colaborou com grandes cantores franceses como Tino Rossi ou Gilbert Bécaud.

Com uma carreira de mais de 50 anos, ela percorreu o continente africano bem como a Europa onde seus títulos, como  "Mabanze", "Beza Ba Dzo" ou "Sarah", conheceram um enorme êxito.

Condecorada com a dignidade de Cavaleiro da Legião de Honra pelo Governo francês, o que faz dela a segunda artista camaronesa a ser assim honrada, depois de Manu Dibango, Anne Marie Nzié teve uma homenagem similar em 2008 por parte do Governo camaronês.

-0- PANA BM/TBM/SOC/MAR/DD 27maio2016

27 Maio 2016 10:34:43


xhtml CSS