França garante ajuda a Nigéria para combater Boko Haram

Paris, França (PANA) – França estará a lado das autoridades nigerianas para as ajudar a combater as ações “terroristas” da seita islamita Boko Haram, declarou terça-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Falando em conferência de imprensa, Valero indicou que o seu país pretende discutir com a Nigéria para identificar os melhores meios de a ajudar a combater qualquer forma de terrorismo e a fazer respeitar a ordem e o Estado de Direito.

« A mensagem de solidariedade e de apoio de França foi entregue às autoridades nigerianas pelo ministro de Estado, Alain Juppé, durante a sua viagem efetuada em novembro  último a Abuja e a Kano. Ela foi reiterada ao Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, durante a sua visita de trabalho a Paris pelas mais altas autoridades da República francesa », acrescentou Valero.

Ele condenou firmemente a série de atentados perpetrados nestes últimos dias pela seita Boko Haram contra igrejas e as outras formas de violências contra cidadãos dos Estados do sul da Nigéria residentes no Norte.

"Vamos trabalhar com a Nigéria, os países da região e os nossos parceiros da União Europeia (UE) para encontrar os melhores meios de ajudar as autoridades nigerianas a pôr termo a estas violências e a fazer respeitar o direito em toda parte", afirmou o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.

Ataques perpetrados pela seita Boko Haram em diferentes cidades da Nigéria, durante as festas de Natal, fizeram pelo menos 35 mortos e dezenas de feridos.

Pelo menos 100 outras pessoas foram mortas alguns dias mais cedo noutras ações violentas cometidas no norte da Nigéria por elementos da seita islamita.

-0- PANA SEI/AAS/SOC/FK/TON 27dez2011

28 Dezembro 2011 11:17:47


xhtml CSS