França financia formação de agentes florestais no Tchad

Paris, França (PANA) - A França disponibilizará 50 mil euros para formar agentes florestais confrontados com ataques dos caçadores furtivos no Tchad, anunciou terça-fera em Paris o ministro francês de Estado, ministro da Transição Ecológica e Solidária, Nicolas Hulot.

Falando no termo duma reunião com Sidick Abdelkérim Haggar, ministro tchadiano do Ambiente, Água e Pesca, o governante indicou que esta ajuda financeira servirá para  equipar uma brigada de 30 agentes de polícia de fauna na reserva de Binder Leré, depois dum recente ataque de caçadores furtivos que causou a morte de 19 elefantes.

"Respondendo ao anúncio de Sidick Abdelkérim Haggar de estudar a transformação desta reserva em parque nacional, Nicolas Hulot revelou a disponibilidade da parte francesa de reforçar a cooperação fcom o Tchad na gestão dos parques nacionais, através nomeadamente dum programa da Agência Francesa de Desenvolvimento', de acordo com um comunicado oficial francês.

Os dois ministros evocaram igualmente a conservação de espécies, a luta contra o tráfico de espécies protegidas, a luta contra a desertificação, o desenvolvimento das energias renováveis, o acesso à água potável e a gestão do lixo, num contexto da mudança climática que afeta duramente o Tchad e a região do Sahel.

Anunciaram igualmente a assinatura brevemente duma declaração de intenção para reforçar a parceria em matéria de desenvolvimento sustentável e de proteção do ambiente.

-0- PANA BM/TBM/MAR/DD 06junho2018

06 june 2018 14:01:06


xhtml CSS