França financia construção de escolas no Mali

Bamako, Mali (PANA) – A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) vai conceder ao Mali uma subvenção de oito milhões de euros (5,2 biliões de francos CFA), para a construção de quatro novos liceus e a restauração de um outro, segundo um convénio de financiamento assinado sábado em Bamako, a capital do país.

Este apoio financeiro vai permitir a construção e o apetrechamento dos liceus de Djenné, na região de Mopti; Barouéli e Tominian, na região de Segou; e Gourme-Rharous, na região de Tombouctou, e renovar o liceu Bouillagui Fadiga de Bamako.

Vai também ajudar a desenvolver o ensino secundário geral com a extensão da cobertura nacional aos distritos que ainda não possuem  estabelecimentos de ensino secundário e a criação de uma política de enquadramento pedagógico e administrativo que reforça o papel das coletividades territoriais.

O apoio da AFD contribuirá ainda para a execução da política do manual escolar e didático e prosseguir a criação do novo currículo.

A capacidade dos liceus de Tominian, Barouéli e Djenné é de 12 salas, e a de Gourma-Rharous de seis salas.


Este apoio financeiro representa um aditamento no quadro da realização parcial da terceira fase do programa de investimento do setor da Educação (PISE III).

-0- PANA GT/JSG/CJB/IZ 11nov2013

11 Novembro 2013 22:41:44


xhtml CSS