França entrega à Nigéria dois fragmentos de estátua importados ilegalmente

Paris, França (PANA) – A França acaba de entregar à Nigéria dois fragmentos duma estátua, identificada como Nok, importada de maneira ilícita pela primeira, anunciou o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.

Os dois fragmentos de Nok foram entregues quarta-feira última em Abuja, capital política nigeriana, pela embaixada de França na Nigéria, a Yusuf Abdallah Usman, diretor-geral da Comissão Nacional para Museus e Monumentos.

"França aplica assim a convenção de 1970 da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) relativamente às medidas que proíbem e impedem a importação, exportação e transferência ilícitas dos bens culturais", indicou quinta-feira um porta-voz do Quai de Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros).

O diplomata precisou que se trata da quarta restituição à Nigéria, em três anos, de bens apreendidos pela alfândega francesa em aplicação desta convenção.

Estátuas da civilização Nok, à qua se deve as mais antigas e famosas esculturas em terracota na África Subsariana, figuram na lista vermelha do Conselho Internacional dos Museus  (ICOM).

-0- PANA BM/BEH/MAR/DD 20maio2016

20 Maio 2016 10:23:11


xhtml CSS