França doa 150 mil euros de material didático às escolas do norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) –O Governo francês ofereceu aos estabelecimentos de ensino secundário das regiões do norte do Mali material didático num valor total de 150 mil euros (cerca de 100 milhões de francos CFA) no quadro do início do ano letivo 2013-2014 e da campanha "Regresso das Crianças à Escola", soube quinta-feira a PANA de fonte oficial.

A doação compreende 80 computadores, 20 impressoras, 80 mesas e 110 cadeiras para o equipamento das salas informáticas, um laboratório de química por estabelecimento e 3 mil manuais inscritos no programa dos liceus.

O material é destinado aos 10 liceus de ensino geral do norte do Mali.

Segundo o embaixador de França no Mali, Gilles Huberson, outros programas de cooperação estão atualmente em curso como a construção de quatro liceus gerais e a reabilitação de um outro em Bamako pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) num montante de 8 milhões de euros (5,24 biliões de FCFA).

O projeto Fundo de Solidariedade Prioritária (FSP) poderá, nos próximos dias, arrancar depois da assinatura da convenção de financiamento e visa a melhoria da formação inicial e contínua dos professores de francês e a consolidação da cadeia pedagógica e administrativa da direção nacional do ensino secundário geral para uma melhor implementação das reformas pedagógicas.

O primeiro-ministro maliano, Oumar Tatam Ly, lançou recentemente em Tombouctou a campanha "Regresso das Crianças à Escola" sob o lema de "a paz está de regresso, a escola também", por ocasião do início do ano letivo 2013-2014 nesta localidade do norte do Mali.

Organizada conjuntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), esta campanha visa o acesso e a manutenção na escola de mais de 500 mil crianças em todo o país e a melhoria das condições de aprendizagem e de ensino para uma educação de melhor qualidade.

-0- PANA GT/JSG/CJB/TON   8nov2013

08 Novembro 2013 11:31:24


xhtml CSS