França desembolsa 20 milhões de euros par formação militar na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) –  França disponibilizou 20 milhões de euros para a formação militar na Tunísia e uma cooperação no domínio da inteligência militar e a formação de equipas especializadas na luta contra o terrorismo.

O anúncio foi feito terça-feira última pelo ministro tunisino da Defesa Nacional, Farhat Horchani, e pelo seu homólogo francês, Jean-Yves Le Drian, durante uma conferência de imprensa conjunta em Túnis.

"Existe uma nova cooperação na formação do Exército tunisino através de aulas de formação de tipo novo a favor  dos militares que fazem face à ameaça  do terrorismo", afirmou Horchani, sublinhando que os dois países previram também uma cooperação no domínio da Inteligência militar.

Do seu lado, o ministro francês da Defesa declarou que "assinámos um discurso de intenção que representa um roteiro que nos engaja a médio prazo".

O governante francês que se reuniu durante a sua estada com o primeiro-ministro tunisino, Habib Essid, acrescentou que o acordo determina duas prioridades, designadamente o equipamento das forças especiais e equipamentos da inteligência, precisando que o seu país reservou, para estas duas prioridades, 20 milhões de euros que serão concedidos nos próximos dois anos.

"A segurança da Tunísia faz parte da segurança de França. Os nossos destinos estão ligados",  martelou o ministro francês da Defesa que assistiu, em Bizerte, no norte da Tunísia, a treinos das forças especiais  tunisinas.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/FK/DD 7out2015

07 Outubro 2015 11:52:31


xhtml CSS