França condena ataque de patrulha da MINUAD em Darfur

Paris, França (PANA) – França condena firmemente o ataque de uma patrulha da Missão das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (MINUAD), que matou, segunda-feira, três elementos desta força, disse quarta-feira o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros (MNE), Bernard Valero.

Falando durante um briefing, Valero homenageou o trabalho efetuado diaramente pelos soldados da MINUAD e o seu papel na proteção dos civis e das pessoas deslocadas em Darfur.

«França reafirma o seu pleno apoio à ação da MINUAD a favor da segurança das populações civis de Darfur e apela às autoridades sudanesas para elucidirem esta agressão mortífera contra a força de manutenção da paz», sustentou o porta-voz do Quai d’Orsay (MNE).

Exortou, por outro lado, Cartum a pôr termo à impunidade que reina em Darfur, região ocidental do Sudão assolada desde fevereiro de 2003 por uma guerra civil mortífera.

Apesar de vários acordos de paz assinados entre o Governo sudanês e os movimentos rebeldes, confrontos armados continuam a fazer vítimas civis e a obrigar milhares de pessoas a abandonar as suas casas.

-0- PANA SEI/SSB/CJB/IZ 12out2011

12 octobre 2011 16:13:07




xhtml CSS