França concede 8 milhões de euros para saúde materna e infantil no Togo

Lomé, Togo (PANA) – França concedeu ao Togo uma subvenção de oito milhões de euros, ou seja, perto de cinco biliões e 240 milhoes de francos CFA para a implementação do “Projeto de Melhoria da Saúde Materno-Infantil Muskoka” nas regiões marítimas e Plateaux, soube a PANA de fontes diplomáticas sexta-feira, em Lomé.

Este projeto financiado através da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) vai ajudar as populações das regões marítimas e Plateaux a satisfazer as suas necessidades em saúde materno-infântil.

O Projeto de melhoria da Saúde Máterno-Infântil « Muskoka » tem por objetivo a atualização  dos cuidados obstetricais e neonatais de emergência (SONU) nas formações sanitárias prioritárias identificadas pelo Ministério da Saúde e Proteção Social. Visa, além disso, fornecer apoios técnicos em matéria de gestão e cobrança dos custos.

Segundo dados oficiais, no Togo « em cada 100 mil nascimentos vivos, 401 mulheres morrem por causas ligadas à grávidez ou ao parto. Também em mil nascimentos, 42 recém-nascidos morrem por infeções diversas.

Considera-se igualmente que 77 crianças em cada mil nascimentos morrem durante o seu primeiro ano de vida.

-0- PANA FAA/IS/MAR/IZ 19março2016

19 Março 2016 11:24:37


xhtml CSS