França concede $ 107 mil 643 ao Mali para combater desnutrição no norte de seu território

Bamako, Mali (PANA) – França disponibilizou mais de 650 milhões de francos CFA (mais de 107 mil dólares americanos) no quadro da ajuda alimentar a populações malianas, em particular as residentes nas províncias no norte do Mali, soube a PANA de fonte esta terça-feira segura no local.

Um acordo sobre este financiamento foi assinado recentemente em Bamako pelas duas partes, de acordo com a fonte.

O fundo permitirá assistir o Programa Alimentar Mundial (PAM) e duas Organizações Não Governamentais, designadamente Acted  Mali e Alima, que operam nas zonas muito recônditas do norte maliano afetadas pela fome.

Com esta ajuda financeira, o PAM pretende assistir crianças menores dos cinco anos de idade e mulheres grávidas e lactantes famintas e apoiar igualmente um programa de merendas  escolares sob forma duma rede de segurança para crianças da escola primária nas localidades de Kidal (extremo norte), Gao e Ménaka (norte).

A Acted Mali contribuirá para melhorar de forma duradoura a segurança alimentar e as capacidades de resiliência das populações vulneráveis na circunscrição de Ridermène, na província de Ménaka.

Por sua vez, a Alima vai reduzir a mortalidade materna e infantil através duma assistência  alimentar em complemento dos tratamentos médico-nutricionais já disponibilizados nos centros sanitários de referência de Diré e de Goudam, na província de Tombouctou (nordeste).

Segundo a mesma fonte, estes apoios vão permitir cobrir três das cinco províncias do norte do Mali onde a deterioração das condições de segurança agravou a insegurança alimentar.

-0- PANA GT/BEH/IBA/FK/DD  25abril2017

25 Abril 2017 12:16:12


xhtml CSS