França aumenta forças na Côte d´Ivoire para lutar contra terrorismo

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – O ministro francês da Defesa, Jean-Yves le Drian, anunciou sexta-feira à noite, em Abidjan, um aumento dos efetivos das forças francesas na Côte d´Ivoire no quadro da luta contra o terrorismo.

Le Drian declarou, no termo duma audiência com o Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, que as forças francesas presentes em Abidjan passarão de 500 soldados para 900 no quadro da sua organização para fazer uma verdadeira base operacional avançada.

O gpvernante francês revelou ter evocado com o Presidente Ouattara todos os assuntos ligados à segurança, quer seja a luta contra o terrorismo quer os meios a utilizar para a defesa das liberdades.

A visita de Le Drin tem um caráter de solidariedade para com a Côte d´Ivoire, devendo rumar este sábado para o local do atentado terrorista perpetrado a 13 de março último na cidade balnear de Grand Bassam.

a França e a Côte d´Ivoire assinaram, a 26 de janeiro de 2012, uma nova parceria de defesa que faz da Côte d´Ivoire um dos pontos de apoio na luta contra o terrorismo e ea coordenação das ações das forças francesas nos países do Sahel.

Durante a sua visita oficial, a 17 de julho de 2014, o Presidente francês, François Hollande, declarou que França estará presente na Côte d´Ivoire para intervir melhor nesta grande região com vista a poder responder a todas as crises possam ocorrer, nomeadamente para lutar contra o terrorismo.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/DD 30abril2016

30 Abril 2016 16:09:44


xhtml CSS