França apoia recondução de Diouf na direção da Francofonia

Montreux- Suíça (PANA) -- O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, exprimiu, esta quarta-feira, em Montreux, na Suíça, o apoio do seu país à reeleição de Abdou Diouf ao posto de secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF) que realiza a sua cimeira de 22 a 24 de Outubro corrente, confiou no local um delegado à PANA.
"Kouchner declarou muito claramente que França apoiava firmemente a recondução de Diouf.
Antes dele, Jean-Pierre Raffarin, o conselheiro do Presdiente francês Nicolas Sarkozy, tinha dado as mesmas garantias durante o último Conselho Permanente da Francofonia (CPF)", indicou a mesma fonte que participa na sessão ministerial à porta fechada.
A candidatura de Diouf, de 75 anos de idade, é apoiada nomeadamente pelo Senegal, país que ele dirigiu de 1981 a 2000.
Eleito pela primeia vez em Beirute (Líbano) em 2002, o ex-chefe de estado senegalês foi reconduzido em 2006 durante a cimeira de Bucareste, na Roménia.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros da OIF iniciaram quarta-feira à porta fechada os trabalhos da 26ª conferência Ministerial da Francofonia (CMF).
Eles prosseguem quinta-feira de manhã as suas discussões sobre o projeto de Declaração de Montreux e os diferentes outros pontos que serão submetidos sábado e domingo à XIII Cimeira dos Chefes de Estado e Governo.

21 october 2010 13:03:00




xhtml CSS