França ajuda Senegal na organização da 15ª Cimeira da OIF

Paris, França (PANA) – França pretende trabalhar estreitamente com o Senegal para assegurar o bom êxito da XV Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF), prevista em 2014 em Dakar, a capital senegalesa, indicou sexta-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Philippe Lalliot.

Ele indicou durante um briefing que estas garantias foram dadas ao ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Mankeur Ndiaye, em Paris pela vice-ministra francesa encarregada da Francofonia, Yamina Benguigui.

"A vice-ministra indicou o seu desejo, partilhado por Ndiaye, de dar um maior lugar à juventude francófona e de valorizar o potencial das economias africanas durante a cimeira de Dakar", explicou o porta-voz do Quai d’Orsay.

O Senegal foi designado anfitrião da XV Cimeira da Francofonia em outubro último em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RD Congo), por ocasião da XIV Cimeira da organização francófona.

A Cimeira de Dakar deverá ser marcada pela designação dum novo secretário-geral da Francofonia para substituir Abdou Diouf, antigo chefe do Estado senegalês, que dirige a OIF desde 2002.

-0- PANA SEI/JSG/CJB/TON 5jan2013

05 يناير 2013 16:16:30




xhtml CSS