França afirma apoio ao Governo líbio de União Nacional

Tripoli, Líbia (PANA) - A embaixadora da França na Líbia, Brigitte Curmi, afirmou o apoio do seu país ao Governo líbio de Acordo Nacional e a sua aspiração a desenvolver relações de cooperação em vários domínios, com vista à estabilidade na Líbia.

A diplomata francesa fez estes pronunciamentos durante uma audiência que lhe concedeu quinta-feira última em Tripoli o presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de Unidade Nacional, Fayez al-Sarraj.

Por sua vez, al-Sarraj sublinhou "a profundidade das relações entre a Líbia e a França e o desejo de as desenvolver", ressaltando que a França continua a apoiar o Governo líbio de Reconciliação Nacional.

Congratulou-se com a parceria com a Total no setor petrolífero, realçando a sua experiência e as suas capacidades.

Frisou que o Conselho Presidencial apoiará o acordo entre a Total e a NOC, desde que este respeite as condições jurídicas e económicas e os direitos da Líbia.

No encontro estiveram igualmente presentes o conselheiro económico na Embaixada da França, Jean-François Mirai, e representantes da empresa petrolífera francesa Total, para reforçar a parceria com a Líbia no domínio da energia.

Do lado líbio, também presenciaram a reunião o conselheiro político do presidente do Conselho Presidencial, Taher al-Sunni, responsaveis do ministério dos Negócios Estrangeiros e da Companhia Nacional líbia de Petróleo  (NOC), para discutir com a delegação francesa sobre os últimos desenvolvimentos na arena política líbia e nas relações bilaterais.

Os representantes da Total evocaram as perspetivas de cooperação e o seu desejo de aumentar o volume dos seus investimentos na Líbia, valendo-se do seu sucesso no aumento da produção dos campos petrolíferos que controla.

-0- PANA BY/BEH/DIM/DD 09março2018

09 Março 2018 15:39:29


xhtml CSS