Agência Panafricana de Notícias

França adverte de fuga de combatentes de Daech da Líbia para países vizinhos

Tripoli, Líbia (PANA) – O ministro francês da Defesa, Jean Yves Le Drian, advertiu do deslocamento da organização Daech (Estado Islâmico) já derrotada na Líbia, ao Egito ou à Tunísia depois da saída dos seus elementos da cidade costeira de Sirtes, no centro líbio.

Durante uma conferência especial sobre a defesa na capital francesa, segunda-feira, relatada terça-feira pela imprensa líbia, Le Drian afirmou que « devemos abordar seriamente a propagação dos elementos da organização Daech para o Egito ou a Tunísia depois da libertação da cidade de Sirtes ».

Para o governante francês, seria "deplorável que os países vizinhos da Líbia não se reunam e se unam para discutirem esta questão. Talvez razões políticas o impeçam".

O ministro francês sublinou que a solução para a crise líbia apenas vai obter-se através dum verdadeiro consenso político e militar entre os próprios Líbios.

Estimações francesas e americanas revelaram cinco a sete mil combatentes do Daech ainda presentes na Líbia, dos quais vários já se deslocaram ao sul do país.

Confrontos continuam ainda na cidade de Sirtes entre elementos da organização Daech e das forças da operação militar do Governo de União Nacional líbio.

-0- PANA BY/TBM/MAR/DD 06set2016