Fraca adesão de escritores cabo-verdianos ao Prémio Sonangol

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Apenas três escritores cabo-verdianos candidataram-se a III edição do Prémio Sonangol de Literatura, quando falta apenas um mês e meio para o fim do prazo de entrega das obras, apurou a PANA de fonte segura na cidade da Praia (capital cabo-verdiana).
O Prémio, patrocinado pela Empresa Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), está avaliado em 25 mil dólares e nele podem candidatar-se escritores de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe que possuam já obras publicadas, mas desde que apresentem a concurso títulos inéditos.
Ao vencedor do concurso é atribuído, para além dos 25 mil dólares, um montante destinado a financiar a publicação da obra premiada, com uma tiragem mínima de mil e 500 exemplares.
Com o objectivo de incentivar a participação dos escritores cabo- verdianos no concurso, que decorre de 25 Março a 25 de Julho, encontra-se em Cabo Verde o director do Gabinete de Comunicação e Imagem da Sonangol, Norberto de Castro, acompanhado de um membro da União de Escritores Angolanos (UEA).
Segundo Norberto de Castro, a presença da delegação angolana em Cabo Verde visa lançar mais uma acha na "fogueira do interesse da intelectualidade" cabo-verdiana para que se consiga aumentar o número de participantes e o interesse que os escritores dos três países devem dedicar ao prémio.
"Ambicionamos que o Prémio Sonangol venha a ser um dos grandes prémios da literatura da África de expressão portuguesa", realçou.
O vencedor será conhecido em Fevereiro de 2004, por ocasião de mais um aniversário da Sonangol, companhia que detém 33 por cento do capital social da Empresa Cabo-verdiana de Combustíveis.
Os escritores cabo-verdianos Carlos Araújo e Amílcar Lima já foram distinguidos nas duas anteriores edições do Prémio Sonangol de Literatura, que é atribuído de dois em dois anos.
Carlos Araújo venceu o prémio em 1999, ex-aequo com o escritor angolano Jacques Arlindo, ao passo que Amílcar Lima foi galardoado, na edição de 2001, com uma menção honrosa.

13 Junho 2003 10:43:00


xhtml CSS