Fotográfo egípcio laureado dos 5º encontros da fotografia

Bamako- Mali (PANA) -- O fotográfo egípcio Youssouf Nabil venceu a quinta edição dos encontros da fotografia africana que decorre em Bamako desde 21 de Outubro, conquistando o "Prémio Seydou Keita", avaliado em dois milhões de francos CFA.
O segundo galardão, o "Prémio da Francofonia", de cerca dum milhão de francos CFA, foi outorgado ao fotográfo senegalês Pape Seydi.
O nigeriano Emeka Okereké ficou com o terceiro prémio, o Prémio AFAA África, em criação.
O prémio da União Europeia foi ganho por um fotagráfo haitiano, Robert Stephense, ao passo que o prémio especial do júri foi atribuído a Fatimah Tugga, fotográfo nigeriano, revelação dos quintos encontros.
O júri composto de nove membros reservou uma menção especial a dois fotográfos cubanos, Cirenaica Moreira e Jorge Luis Alvares Pupa.
Abertos a 21 de Outubro passado, os quintos encontros cujo tema foi "Ritos sagrados, ritos profanos", abarcaram uma exposição internacional de 350 imagens de 25 fotográfos selecionados de África e fora do continente, a partir de exposições nacionais.
As manifestações ligadas aos quintos encontros de Bamako encerraram domingo, mas a exposição ficará aberta ao público até 20 de Novembro próximo.
Instituídos em Bamako, em 1994, os encontros da fotografia africana co-organizados pelo Ministério maliano da Cultura e pelo Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, visam nomeadamente promover a fotografia africana.
Beneficiam do apoio financeiro da União Europeia que desembolsou cerca de 150 milhões para esta quinta edição.
Os organizadores pretendem fazer das reuniões fotográficas de Bamako um encontro cultural continental como o FESPACO de Ouagadougou e o MASA de Abidjan.
Seydou Keita é um grande fotográfo maliano cujas obras foram a origem da instituição dos encontros da fotografia africana.
As suas fotografias que datam dos anos da colonização e do início das independências (os anos 60) fazem reviver épocas e modas e estão hoje expostas em toda a parte no mundo, nomeadamente na Europa.
Faleceu em 2001 aos 80 anos de idade.

27 Outubro 2003 20:14:00


xhtml CSS