Fórum de Bangui vai restaurar paz na RCA, diz Vice-Presidente queniano

Brazzaville, Congo (PANA) – O Fórum de Bangui vai permitir restaurar a paz na República Centroafricana (RCA), declarou o Vice-Presidente queniano, William  Ruto, que esteve esta semana no Congo-Brazzaville em visita oficial.

O estadista queniano esteve em Brazzaville para dar conta dos acordos de Nairobi relativos à crise centroafricana,  ao chefe de Estado  congolês, Denis Sassou Nguesso, enquanto medianeiro internacional nesta crise, segundo um comunicado da Presidência congolesa.

« O Fórum de Bangui deverá permitir restaurar a paz e fazer avançar o processo democrático na RCA », declarou Ruto, acrescentando que « este fórum decorrerá de forma inclusiva”.

Ele lembrou que havia três acordos assinados, sendo um sobre a cessação das hostilidades para pôr termo ao conflito na RCA e um outro sobre o compromisso das forças rebeldes ex-Séléka e antibalaka para facilitar a elaboração dos acordos de Nairobi para que estejam em conformidade com o espírito dos acordos de Brazzaville, assinados em julho de 2014.

O terceiro rubricado entre os dois ex-chefes de Estado da RCA, Michekl Djotodia e François  Bozizé, versa sobre o seu apoio à iniciativa de Nairobi, aos acordos de Brazzaville e ao Fórum para a Paz e Renúncia que se realizará em Bangui, precisou Ruto.

As negociações intercentroafricanas de Nairobi entre Michel Djotodia e François Bozizé foram encerradas a 14 de abril último. Os dois homens comprometeram-se  a juntar-se ao roteiro de transição, a participar no Fórum de Bangui e a não perturbar as futuras eleições.

A assinatura do documento final realizou-se  na presença do Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, que foi mandatado pelo medianeiro internacional na crise centroafricana.

Por outro lado, o chefe de Estado congolês e o Vice-Presidente queniano  passaram igualmente em revista a cooperação bilateral entre o Congo e o Quénia.  Ruto sublinhou a necessidade de Sassou-Nguesso efetuar uma visita oficial a Nairobi.

-0- PANA MB/BEH/IBA/FK/IZ 25abril2015

25 Abril 2015 17:09:28




xhtml CSS