Forte tonalidade política da 13ª Cimeira da OIF na Suíça

Montreux- Suíça (PANA) -- A 13ª Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) que decorre de 22 a 24 de Outubro em Montreux, na Suíça, vai prestar um amplo espaço às questões políticas entre as quais as eleições presidenciais na Côte d'Ivoire e na Guiné-Conakry, soube terça-feira a PANA junto dos organizadores da reunião.
Os chefes de Estado e de Governo vão examinar igualmente a evolução da transição no Níger e a crise política em Madagáscar, indicaram os organizadores, precisando que estas questões serão debatidas antes pela Conferência Ministerial da Francofonia (CMF) pouco antes da Cimeira.
Segundo Clément Duhaime, administrador da Francofonia, as questões da paz, da democracia e dos direitos humanos serão amplamente abordadas na apresentação, sábado, do Relatório do Secretário-Geral da Francofonia, Abdou Diouf, à Cimeira.
Aproveitando a reunião, a Francofonia vai tentar igualmente fazer o balanço do seu apoio aos diferentes processos eleitorais e mediações em curso em África.
A Cimeira, que tem por tema central "Desafios e Visões Futuros para a Francofonia", deverá terminar domingo pela adoção da Declaração de Montreux e a assinatura dos Pactos Linguísticos entre a Francofonia, por um lado, o Líbano, as Seicheles e Santa Lúcia, por outro lado.

20 Outubro 2010 11:26:00




xhtml CSS