Forte tempestade tropical abala Madagáscar

Saint Denis- Reunião (PANA) -- Uma forte tempestade tropical designada "Fari" atravessa quarta-feira o Madagáscar no sentido Leste-Sudoeste, com rajadas de ventania na ordem de 100 a 120 km por hora e fortes chuvas, soube a PANA de fonte meteorológica na Reunião.
"Após ter se intensificado, esta tarde, para atingir a fase de forte tempestade tropical, "Fari" atingiu na manhã de quarta- feira a costa do leste malgaxe, precisamente próximo da cidade de Mahamora, ao Sul de Tamatave, à 1h00 local (22h00 GMT)", declarou a PANA Philippe Aliaga, encarregue pela previsão do ciclone no Centro meteorológico regional especializado (CMRS) da Reunião.
Segundo o especialista, o sistema é actualmente considerado como uma depressão na terra, porque atravessa a grande Ilha do leste para Sudoeste e deveria deixar a terra para se encontrar no canal de Moçambique por volta da meia-noite local na Reunião (20h00 GMT).
Indicou que a situação poderá agravar-se, devido as fortes chuvas que acompanham a tempestade, e perturbará o curso dos rios que já provocaram fortes inundações na capital e nas províncias malgaxes, de que resultaram uma dezena de mortos e milhares de sinistrados.
Soube-se também da mesma fonte que avisos de perigo iminente foram publicados em mais de 50 municípios, principalmente nas regiões do leste, centro, sul e sudoeste malgaxes.
Receia-se que uma nova onda de chuvas inunde novamente os rios, cujo curso, na maioria, está actualmente baixo nesta zona exposta ao "Fari", que ameaça um terço da ilha.
O Madagáscar conta 15.
240.
000 habitantes e uma superfície de 587.
000km2.

29 Janeiro 2003 19:23:00


xhtml CSS