Forte presença magrebina no Festival Pan-Africano do Cinema de Ouagadougou

Túnis, Tunísia (PANA) - Filmes argelinos estarão em competição para o prémio Etalon d'Or (Gavião de Ouro) de Yennenga nas categorias longa metragem, curta metragem e documentário, durante o 24º Festival Pan-Africano do Cinema de Ouagadougou (FESPACO), previsto na capital burkinabe para 28 de fevereiro a 8 de março próximos.

Na categoria longa-metragem, estarão em competição od filmes ''Fadhma N'soumer'' de Belkacem Hadjadj e ''J'ai 50 ans (tenho 50 anos)'' de Djamel Azizi com 20 outros filmes africanos como ''Printemps tunisien (Primavera tunisino)'' da realizadora Raja Amari, ''Timbuktu'' do Mauritano Abderrahmane Sissako, ''C'est eux les chiens (são eles os cães)'' do Marroquino Hicham Lasri e ''Avant le printemps (ates da primavera')' do cineasta egípcio Ahmed Atef.

Na categoria de documentário está em competição a título"'10949 femmes'' da Argelina Nassima Guessoum enquanto, na categoria curta-metragem, ''Dernier recours (´´ultimo recurso)'' do Argelino Mahi Bena para o "Etalon d'Or de Yennenga com ''Zakaria'' da Tunisina Leyla Bouzid.

A presenta edição será igualmente marcada pela organização, pela 17ª vez consecutiva, do mercado internacional africano do cinema e da televisão, um espaço de venda e de compra de obras cinematográficas, assinala-se.

Pelo menos, 86 filmes estarão em competição no FESPACO, lançado pela primeira vez em 1969 com o objetivo de desenvolver o cinema africano.

-0- PANA AD/IN/TBM/IBA/MAR/DD 26jan2015

26 Janeiro 2015 12:16:16


xhtml CSS