Forte explosão ouvida a sul de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – Uma forte deflagração ocorreu segunda-feira em Sebha (800 quilómetros a sul de Tripoli), onde confrontos mortíferos opõem duas tribos rivais, Awlad Sleiman e Toubou, segundo diversas fontes.

Uma fonte local indicou que esta explosão, a que se seguiu uma nuvem de fumaça, foi causada pela retomada de confrontos na cidade de Sebha.

Segunda outras fontes, a explosão ocorreu num reservatório de água, utilizado por uma das partes beligerantes como refúgio para francoatiradores.

Fotos publicadas nas redes sociais mostram o que resta dum reservatório a partir donde uma coluna de fumaça sobe ao céu.

Blogueiros líbios publicaram igualmente fotos duma fortaleza de Sebha, um edifício histórico,  cujas algumas partes foram destruídas.

Os Toubou anunciaram, no fim de semana passado, o fim de todas as ações militares na cidade, «reservando-se porém o direito de ripostar em legítima defesa».

A cidade de Sebha, no sul do país, é palco de confrontos «inter-tribais» nos últimos dias, os mais violentos desde fevereiro último.

Com efeito, desde fevereiro último, ocorrem em Sebha confrontos entre as tribos Awlad Sleiman e Toubou que provocaram o deslocamento de mais de 200 famílias.

O balanço estabelecido até à semana passada, desde a eclosão dos confrontos, dá conta de 23 mortos e de 91 feridos.

-0-PANA BY/BEH/SOC/FK/DD 15maio2018

15 Maio 2018 10:00:23


xhtml CSS