Forças fiéis a Ouattara controlam Yamoussoukro

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – As forças fiéis ao Presidente eleito da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara, tomaram quarta-feira o controlo de Yamoussoukro, a capital política, no termo de combates com tropas próximas do Presidente cessante, Laurent Gbagbo, soube-se de fontes concordantes.

O avanço das forças de Alassane Ouattara para a capital económica, Abidjan, faz-se a grande passo.

Após ocupar grandes cidades no Oeste (Duékoué), no Leste (Abengourou, Bondoukou) e no Centro-Oeste (Daloa), as forças militares de Alassane Ouattara controlam as cidades estratégicas de Yamoussoukro, Gagnoa, Soubré e progrediram para o porto de San Pedro, no Sudoeste.

As forças pró-Ouattara acederam à cidade de Yamoussoukro no termo de violentos combates com as Forças de Defesa e Segurança (FDS) pró-Gbagbo na localidade vizinha de Tiébissou, situada a cerca de 40 quilómetros a sul de Yamoussoukro, segundo habitantes contactados por telefone.

Na sua marcha, as forças de Ouattara foram juntadas por desertores das forças de Gbagbo, segundo as mesmas fontes.

Em Abidjan, a capital económica, a psicose da guerra dominou as populações e tiros de arma pesada são ouvidos regularmente em vários bairros.

O pânico ganhou a cidade por volta das 16 horas (hora local e TMG) de quarta-feira e os trabalhadores apressaram-se para regressar às suas casas.

-0- PANA GB/TBM/SOC/MAR/TON 31março2011

31 Março 2011 10:16:40




xhtml CSS