Agência Panafricana de Notícias

Forças Especiais lançam contra-ofensiva contra milícias islamitas no nordeste da Líbia

Benghazi, Líbia (PANA) - Unidades das forças especiais do Exército líbio começaram quinta-feira de madrugada uma contraofensiva para recuperar a sua sede em Benghazi, no nordeste do país, sob o controlo desde terça-feira última de milícias islamitas, disseram testemunhas.

Tiros de armas automáticas e explosões ressoaram fortemente quinta-feira de madrugada à volta dos campos das Forças Armadas, palco de combates nos últimos dias, onde mais de 35 cadáveres encontrados na véspera por equipas de socorro do Crescente Vermelho Líbio, indicaram as testemunhas.

Esta contraofensiva interveio depois duma noite de tensão marcada por furiosos habitantes de Benghazi que saíram na noite de quarta-feira às ruas para se manifestar de maneira espontânea contra o terrorismo e extremistas.

Terça-feira, uma coligação islamita tomou o controlo do Quartel General das Forças Especiais Saiqa, a principal base militar desta unidade elite do Exército líbio, que conseguiu sobreviver depois da revolução líbia de 17 de fevereiro de 2011, graças, nomeadamente, ao respeito de que goza junto da população de Benghazi, segunda cidade líbia.

Intensos combates opuseram nos últimos dias, à volta das casernas da cidade de Benghazi, as forças especiais e unidades do exército a milícias e aos grupos islamitas, nomeadamente a Ansar Asharia, agrupados na coligação do Conselho dos Revolucionários de Benghazi, fazendo mais de 100 mortos e centenas de feridos, dos civis vítimas de foguetes e de outros obus que caem sobre as suas casas.

Estes confrontos inscrevem-se no prosseguimento da operação militar "Karama" (recuperar dignidade), lançada a 16 de maio último por tropas dum general em reforma, Khalifa Haftar, a fim de caçar milícias islamitas e extremistas da cidade de Benghazi.

-0- PANA BY/DIM/DD 31julho2014