Força em Alerta da África Oriental pronta para desdobramento, segundo Presidente rwandês

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O Presidente rwandês, Paul Kagame, informou a Presidente da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini Zuma, que a Brigada em Alerta da África Oriental estava pronta para eventual desdobramento.

A ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Louise Mushikiwabo, entregou terça-feira a mensagem do Presidente Kagame, igualmente Presidente em exercício da Brigada em Alerta da África Oriental, à Presidente da Comissão da UA durante uma reunião organizada em prelúdio à 24ª Cimeira dos Chefes de Estados e de Governos prevista esta semana em Addis Abeba, na Etiópia.

Segundo a chefe da diplomacia rwandesa, todos os Estados-membros da sub-região da África Oriental contribuíram de diferentes maneiras para a ativação da Força em Alerta, que está pronta para ser desdobrada num prazo de três meses.

Os dirigentes da UA decidiram instaurar uma Força Africana em Alerta (FAA) no quadro da Arquitetura Africana de Paz e Segurança (APSA) para fazer face aos desafios ligados à paz, à segurança e à estabilidade no continente.

Enquanto elementos chaves da APSA, a FAA e uma força de manutenção da paz internacional, continental, e multidisciplinar, constituída por contingentes militares, polícias e civis estacionados nos seus países de origem e prontos para serem desdobrados em caso de necessidade.

O mandato da FAA cobre diferentes ações que vão de missões de observação e controlo, à assistência humanitária, passando por missões mais complexas de apoio à paz, de intervenção num Estado-membro em circunstâncias graves ou a seu pedido para o restabelecimento da paz e da segurança, o desdobramento preventivo e o reforço da paz.

Louise Mushikiwabo informou Dlamini Zuma que o Presidente Kagame deverá brevemente ser  substituído pelo próximo Presidente da Força em Alerta da África Oriental.

A ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse que graças a uma estratégia de mobilização dos recursos a sub-região estará pronta para um desdobramento sustentável.

-0- PANA AR/VAO/NFB/JSG/MAR/TON 28janeiro2015

28 janvier 2015 18:19:40




xhtml CSS