Agência Panafricana de Notícias

Foguete atinge reservatório de combustível provocando enorme incêndio em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - Um reservatório de combustível situado num depósito ao longo da estrada do aeroporto de Tripoli foi atingido por um foguete, provocando um enorme incêndio, indica um comunicado oficial divulgado domingo último à noite.

Face a este enorme incêndio, o Governo líbio viu-se obrigado a solicitar ajuda internacional para controlar o sinistro, de acordo com a fonte.

O reservatório afetado continha seis milhões e 600 mil litros de combustível e está perto dum depósito de gás doméstico, o que deixa a recear uma catástrofe maior neste local onde estão armazenados cerca de 90 milhões de litros de combustível.

O Governo advertiu grupos armados lutam pelo controlo do aeroporto de Tripoli das consequências do prosseguimento dos combates impedindo equipas de socorro de chegarem ao local do incêndio.

Também lhes atribuiu, desde já, a responsabilidade por uma eventual catástrofe humanitária ou ambiental.

O diretor da Segurança de Tripoli, Mohamed Souissi, revelou que as equipas no local começaram a extinguir o incêndio, ajudadas por homólogas da proteção civil.

O aeroporto de Tripoli é, desde a 13 de julho último, palco de confrontos entre ex-rebeldes de Zenten (que o controlam), desde o derrube, em agosto de 2011, do então regime de Muamar Kadafi, e uma aliança composta pela Câmara das Operações dos Revolucionários da Líbia, apoiada por alguns ex-rebeldes de Misrata (sul).

Estes combates já fizeram mais de 97 mortos e 404 feridos, indica-se.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 28julho2014