Filme com música de compositor cabo-verdiano ganha Globo de Ouro

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O filme "Fale com Ela", que tem como banda sonora uma música do cabo-verdiano Bau, foi o vencedor da categoria de melhor película estrangeira da 60ª Edição do Globo de Ouro nos Estados Unidos da América, soube-se quinta-feira na Praia.
Segundo a imprensa local, a participação do conhecido músico mereceu destaque no filme do realizador espanhol Pedro Almodóvar, que venceu o prémio, batendo, entre outros concorrentes, a famosa película brasileira "Cidade de Deus", que também era candidata ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro.
A notícia provocou surpresa e natural satisfação em Cabo Verde, tendo o Ministério da Cultura e Desporto exprimido as suas felicitações ao compositor Bau, congratulado-se com o facto de a música cabo-verdiana ter marcado presença na 60ª Edição do Globo de Ouro, um dos mais prestigiados certames do cinema a nível mundial.
O Ministério da Cultura e Desporto considera ser "motivo de orgulho e satisfação ver a música cabo-verdiana fazer parte da banda sonora de produções cinematográficas de qualidade e reconhecidas mundialmente, como é agora o caso da composição «Raquel», do artista cabo-verdiano Bau".
A referida composição toca durante alguns minutos no filme até ser misturada com um instrumental flamengo - a guitarra de Vicente Amigo.
A PANA soube, entretanto, que o CD com as músicas do filme, que conta com interpretações de, entre outros, os brasileiros Caetano Veloso e Elis Regina, está a ter tanto êxito como a obra cinematográfica.
Em França o disco figura entre as dez obras mais vendidas e, segundo os críticos, esta é uma boa notícia para Bau, natural da cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, que lançou o seu "Best of", que inclui também "Raquel", há cerca de dois meses.
No entanto, convém salientar que esta não é a primeira vez que músicos cabo-verdianos aparecem associados a grandes acontecimentos do cinema mundial.
Em 1995, uma música de Cesária Évora foi incluída na banda sonora do filme "Underground", do sérvio Emir Kusturica, que venceu uma "Palma de Ouro" no festival de Cannes nesse ano.
A canção, intitulada "Ausência" e musicada por Goran Bregovic, autor da música original do filme, tem letra do cabo-verdiano Teófilo Chantre.

24 Janeiro 2003 09:51:00


xhtml CSS