Filme "Noite da Lua Cega" de Khadija Mkachar vence grande prémio do festival de cinema de Oujda

Túnis, Tunísia (PANA)   - O filme da realizadora tunisina Khadija  Mkachar « La nuit de la lune aveugle » (Noite da Lua Cega) v venceu, no fim de semana, o grande prémio da quarta edição do Festival Magrebino do Filme, realizada de 7 a 11 de abril corrente em Oujda , em Marrocos.

O filme relata a história de três adolscentes que sonham, cada uma, com o homem da sua vida, e decidem participar numa cerimónia mítica num cemitério da cidade de Jeride, sul da Tunísia,  para evitar  o celibato.

O ator argelino Rachid Ben Allal venceu o prémio do melhor papel masculino pela sua atuação no filme « Passage à niveau »(Passagem de Nível) cujo realizador, Anis Djaad, ganhou o prémio da melhor realização, enquanto o filme magrebino « Frontières »(Fronteiras)  obteve o prémio do melhor cenário.

O festival foi marcado pela organização de vários ateliês de formação nos diferentes domínios cinematrográficos, nomeadamente  sobre a análise do filme e a escritura do cenário.

Uma série de colóquios sobre temas como « o cinema magrebino entre a cultura e o desenvolvimento », « o cinema nos países magrebinos entre as escolhas estratégicas e as decisões políticas » e « a criação cinematográfica ente o ato cultural e o desenvolvimento desejado »,  foi organizada durante este festival.

-0- PANA AD/IN/BEH/IBA/FKIZ  14abril 2015

14 Abril 2015 08:54:56


xhtml CSS