Filme "Contrato" de realizador cabo-verdiano exibido em São Tomé

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Centro Cultural português na capital santomense, São Tomé, foi palco quinta-feira da exibição do filme "Contrato" do realizador cabo-verdiano Geunny Pires, que aborda a situação dos Cabo-verdianos contratados,
alguns dos quais ainda residentes nas antigas empresas agrícolas de São Tomé e Príncipe.

“Contrato” desenrola à volta do personagem Valdmiro Andrade, tio de Geunny Pires, percursor de várias salas de cinema e vencedor de vários prémios.

O filme retrata a história de um jovem cabo-verdiano agrário que deixou a sua terra natal para trabalhar nas plantações de cacau e café, em São Tomé e Príncipe.

Chegado ao arquipélago santomense com um contrato de três meses, o jovem viria a ficar nestas ilhas até 2009, altura em que é levado para Cabo Verde pela família.

“Este filme é uma possibilidade para se reunirem os envolvidos, estou a falar de Portugal, São Tomé e Cabo Verde terem uma possibilidade de fazerem justiça aos pobres miseráveis contratados que ainda hoje vivem numa situação degradante e desumana", afirmou o seu realizador durante a exibição.

Na ocasião, o cineasta, sociólogo e antropólogo cabo-verdiano defendeu ser urgente que  quem de direito assuma as suas responsabilidades, sublinhando que "todos nós somos responsáveis”

“O meu tio saiu de Cabo Verde antes de eu ter nascido. Era preciso contarmos essa história dos contratados”, justificou.

-0- PANA RMG/IZ 15ago2010

15 Agosto 2014 18:04:20


xhtml CSS