Filho de governador nigeriano detido por branqueamento de dinheiro

Lagos, Nigéria (PANA) - O filho mais velho do governador Sule Lamido do Estado de Jigawa, no norte da Nigéria, foi detido por branqueamento de dinheiro, após tentar viajar para o Egito com 50 mil dólares americanos em numerário, noticiou a imprensa local.

Segundo a imprensa, Aminu Lamido foi detido quinta-feira pelos agentes da Comissão contra os Crimes Financeiros e Económicos (EFCC) no aeroporto internacional Aminu Kano do Estado de Kano, no norte.

A detenção ocorreu durante um controlo quando se preparava para embarcar a bordo dum voo da Egypt Air com destino ao Cairo.

Ele foi encontrado com 50 mil dólares americanos ao invés de 10 mil que tinha declarado.

"O jovem declarou nas Alfândegas estar  na posse de 10 mil dólares americanos. Mas um controlo físico dos agentes da EFCC permitiu descobrir os 50 mil dólares que ele detinha", explica o diário privado Thisday, citando uma fonte da EFCC na sua edição desta quinta-feira.

O jornal revela igualmente que Aminu deu explicações contraditórias sobre o objeto da sua viagem.

"Enquanto Aminu assegurou às Alfândegas que se deslocava ao Cairo para férias, na sua declaração  à EFCC ele disse que iria ao Cairo para tratamento médico", indica o jornal.

Segunda-feira, o presidente da EFCC, Ibrahim Lamorde, revelou que 15,5 biliões de nairas, ou seja 94 milhões de dólares americanos, foram apreendidos em diferentes aeroportos do país e que estes fundos provinham da corrupção.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 13dez2012

13 Dezembro 2012 13:18:18


xhtml CSS