FIFA quer de novo jogo Senegal-África do Sul disputado em novembro de 2016

Zurique, Suíça (PANA) -  A Federação Internacional de Futebol (FIFA) exige que o jogo Senegal-África do Sul, disputado em novembro de 2016 no quadro da eliminatórias para o Mundial de 2018 se repita, indica um comunicado da referida instituição desportiva transmitido à PANA quinta-feira.

De acordo com a nota, a FIFA pede a repetição desta partida depois da confirmação da suspensão vitalícia do então árbitro, o Ganense Joseph Lamptey, por esta última.

"O gabinete da FIFA para as qualificações para o Mundial exige que o jogo de qualificação entre a África do Sul e o Senegal, decorrido a 12 de novembro de 2016, seja disputado novamente. Esta decisão segue-se à confirmação pelo Tribunal encarregue da Arbitragem do Desporto (CAS) de manter suspenso para toda vida Joseph Lamptey que apitou como árbitro durante este jogo, devido a acusações de manipulação", lê-se no documento.

Este julgamento antes da sua confirmação foi divulgado pelos comités de apelo e disciplina da FIFA, de acordo com a fonte.

O comunicado informa, ainda, que o jogo será disputado novamente no quadro da vitrina internacional da FIFA prevista para novembro de 2017, na data exata a anunciar oportunamente.

"Como o estipulam os regulamentos da FIFA, esta decisão vai ter efeito imediato, mas será submetida à apreciação do comité de organização encarregue das competições da FIFA por uma confirmação, durante o seu próximo jogo a 14 de setembro de 2017", segundo o comunicado.

A África do Sul venceu o Senegal por 2-1 naquele jogo do grupo D que fez correr muita tinta no tocante ao resultado, lembra-se.

O então árbitro ganense concedeu um penalti por toque de mão à África do Sul mas, depois de  visionado o vídeo do jogo, a bola não atingiu a mão do futebolista senegalês Kalidou Coulibaly, mas sim o seu seu joelho.

O Burkina Faso lidera este Grupo D com seis pontos seguido pelo Senegal e por Cabo Verde que tiveram cinco pontos cada ao passo que a África do Sul é a lanterna vermelha com quatro pontos.

Devido a esta nova decisão da FIFA, a África do Sul vai perder três pontos para ficar com  apenas um ponto.

-0- PANA MA/BAD/IS/MAR/DD 08set2017

08 Setembro 2017 11:23:52




xhtml CSS