FIFA e CAF assinam acordo sobre desenvolvimento de futebol africano

Malabo, Guiné Equatorial (PANA) - A Confederação Africana de Futebol (CAF) e a Federação Internacional de Futebol (FIFA) assinaram um importante acordo de cooperação para reforçar a sua colaboração conjunta para o desenvolvimento da modalidade em África.

O acordo foi assinado em Malabo, na Guiné Equatorial, nas vésperas da final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2015 organizado por este país da África Central.

Já há numerosas parcerias entre os dois organismos, como existe entre a FIFA e os outros continentes, mas desta vez algumas prioridades foram fixadas, nomeadamente a tecnologia e a educação (formação de formadores, licença, desenvolvimento da arbitragem, futebol de base, juniores, masculino e feminino):

Ele inclui igualmente a concessão de licenças de clube, o registo dos jogadores com uma licença do seu primeiro clube, a gestão e administração (perícia administrativa e promoção da boa governação nos clubes e nas ligas), bem como o desenvolvimento da medicina do desporto.

"Graças a esta colaboração, a FIFA e a CAF têm a intenção de criar sinergias e reforçar os laços entre os seus programas e as suas atividades de desenvolvimento respetivos para maximizar as vantagens e fornecer soluções adaptadas às federações africanas", declarou a CAF.

Num discurso pronunciado durante o evento, o presidente da FIFA, Sepp Blatter, definiu o espírito de cooperação, lembrando que "algumas vezes é bom assinar documentos, mesmo se não parecem necessários", sublinhando as relações muito boas entre a FIFA e a CAF e entre ele e o presidente da CAF, Issa Hayatou.

Ele lembrou que o artigo 2 dos Estatutos da FIFA tem como primeiro ponto o desenvolvimnto do futebol para os jovens e para as virtudes humanistas e que a organização de competições surge em segundo lugar.

"O futebol deve ser um fator de desenvolvimento social e cultural. Ele deve contribuir para criar um mundo melhor", declarou Blatter.

-0- PANA VAO/SEG/AKA/BEH/MAR/TON 09 fevereiro 2015

09 Fevereiro 2015 17:37:52




xhtml CSS